ACONSELHAMENTO PARENTAL

O Aconselhamento Parental é uma área que pretende  orientar os pais na desafiante tarefa de educar os seus filhos, procurando fornecer estratégias e  metodologias facilitadoras da tarefa educativa.

 
Tem como principal objetivo promover a melhoria da relação entre pais e filhos, num ambiente de suporte para os pais e/ou encarregados de educação de crianças e adolescentes que pretendam adquirir estratégias e ferramentas para exercer as suas competências parentais de forma mais eficaz, significativa e harmoniosa. O psicólogo irá apoiar os pais no seu papel de educadores e procurará esclarecer as suas dúvidas.
 
As situações que levam os pais a procurar este tipo de aconselhamento podem estar relacionadas as mais variadas dificuldades dos filhos que podem estar relacionadas com birras, dificuldades com regras e limites, falta de motivação para as aprendizagens, uma situação de separação dos pais, demonstração de dificuldades em lidar com as emoções, entrada na adolescência, entre muitas outras.
 
As consultas são agendadas com um ou ambos os pais/encarregados de educação, tendo uma duração média de 50 minutos e frequência variável, de acordo com a avaliação da problemática subjacente à procura deste serviço, sendo definida no final da primeira consulta com a psicóloga que leva a cabo as sessões