Dia Mundial da Fisioterapia

O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado anualmente, desde 1996, no dia 8 de Setembro, que corresponde à data da fundação da atual World Physiotherapy, no ano de 1951.

O Dia Mundial da Fisioterapia assinala a união e a solidariedade da comunidade global de Fisioterapia e é uma excelente oportunidade para os fisioterapeutas de todo o mundo demonstrarem o valor da profissão na manutenção e/ou melhoria da mobilidade e independência funcional.

Neste âmbito, a Fisio André Viegas, dinamizou 3 atividades no sábado, dia 11 de setembro no Parque de São Mateus, em Cantanhede:  uma aula de Pilates Clínico, uma Classe de exercícios respiratórios e uma oficina para construção de moinhos de vento para as crianças. Cumprindo todas as normas e recomendações da DGS, promovemos um conjunto de atividades para a nossa comunidade proporcionando uma tarde bem agradável assente em dois grandes pilares da Fisioterapia. – movimento e educação.

Inicialmente, uma aula de Pilates Clínico, dinamizada pela Fisioterapeuta Bruna Almeida, as pessoas tiveram oportunidade de experimentar uma aula e de sentir os benefícios do exercício.

De seguida, uma Classe de Exercícios Respiratórios, dinamizada pelas Fisioterapeutas Liliana Almeida e Inês Laranjeira, os participantes aprenderam a gastar menos energia para respirar e a fazê-lo com maior eficácia e descobriram que podemos regular a ansiedade, fadiga e falta de ar, através do foco na nossa respiração.⠀⠀

Por último, a oficina de construção de moinhos de vento foi um momento educativo com dicas sobre saúde respiratória pediátrica, onde construímos moinhos de vento para as crianças poderem levar para casa. Ao soprar, soprar, soprar para o moinho de vento girar, a criança está a realizar um exercício que auxilia na higiene brônquica.
 
Certamente, uma tarde de muita partilha a repetir!⠀