Buscar
  • fisioandreviegas

A voz

VOZ?

Que tal está a sua VOZ?



No dia 16 de abril celebrou-se o dia mundial da VOZ, numa altura em que devido à pandemia que estamos a viver existe tanta gente por esse mundo fora que está privada dela, por estar em condições de saúde delicadas ou por não ter com quem a usar, queremos reforçar a importância que esta ferramenta de comunicação tem na vida de todos nós.


A nossa voz identifica-nos, pode dar a conhecer a região onde crescemos, ser determinante no nosso desempenho profissional, pode revelar o nosso estado de espírito e até o nosso bem estar físico.


É um instrumento versátil e crucial para a nossa vivência em sociedade, mas que precisa de ser cuidado por ser sensível ao cansaço, aos químicos (medicação, detergentes,…), às hormonas, a patologias, a alergenos, a alterações da temperatura, etc. Em alguns casos, pode limitar a nossa interacção social por não nos identificarmos com ela, no caso, por exemplo de uma pessoa do sexo masculino que acha que a sua voz é demasiado aguda.


Se for o seu caso, se está insatisfeito com a sua voz, se tem sinais de fraca qualidade vocal, como rouquidão ou fraco alcance vocal, se o seu filho tem períodos em que também apresenta estes sinais ou até períodos de ausência total de voz, deve consultar o especialista adequado a avaliar e tratar este tipo de situações; o Terapeuta da Fala!

Cuide da sua VOZ!


Liliana Costa, Terapeuta da Fala

20 visualizações