• fisioandreviegas

Artroses e dores nos joelhos...

Tenho artroses e dores nos joelhos… devo fazer exercício?

SIM, deve!

Em primeiro é importante sabermos o que é a osteoartrose. É uma doença que atinge, fundamentalmente, a cartilagem articular. A cartilagem articular é constituída por células chamadas condrócitos, água e por substâncias proteicas produzidas por estas (proteoglicanos e colagénio). É nutrida pelo líquido sinovial, que contribui para lubrificar a articulação, facilitando os movimentos, e permitindo que as cartilagens deslizem umas sobre as outras sem atrito, isto é, sem desgaste.

No processo da osteoartrose, os condrócitos vão morrendo e produzem menor quantidade de proteoglicanos e de colagénio. Em consequência disto, a cartilagem articular degenera e o osso que está por debaixo da cartilagem reage e torna-se espesso.

Só nos últimos 20 anos, as limitações funcionais por alterações musculo-esqueléticas (articulações, músculos e tendões) aumentaram cerca de 45% na população mundial.

A osteoartrose é a condição músculo-esquelética que mais aumentou e afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo.

Atualmente é a 11ª principal causa de incapacidade e com tendência a aumentar. Duas em cada três pessoas obesas apresentam risco de desenvolver osteoartrose ao longo da sua vida.

Todas as pessoas que tenham osteoartrose têm uma maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

Por isso, o exercício controlado traz benefícios na diminuição da dor, da fadiga e na diminuição da inflamação e da atividade da doença.

Além disso, melhora a força e a capacidade aeróbia (tolerância ao esforço) e, pode reduzir o risco de doença cardiovascular que se apresenta aumentado nestas pessoas.

Márcia Andrade, Fisioterapeuta