Buscar
  • fisioandreviegas

Dia Mundia da Fibromialgia

Dia 12 de maio comemora-se o Dia Mundial da Fibromialgia.



Segundo a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, estima-se que 2 a 4% da população portuguesa tenha fibromialgia, sendo mais frequente em mulheres.

A origem e causa da fibromialgia não são claras. Pensa-se que existe um aumento da sensibilidade à dor, devido a alterações dos neurotransmissores e do processamento da dor, tanto no sistema nervoso periférico como no sistema nervoso central.

O stress psicológico (preocupação, ansiedade) favorece este mecanismo, além de aumentar também a tensão que se transmite aos músculos, aumentando a dor.


Os objetivos de tratamento passam pelo controlo da dor, redução da ansiedade, melhoria da qualidade do sono e da qualidade de vida.

Assim o tratamento é multimodal englobando: educação da própria pessoa, através da consciencialização e responsabilização sobre a condição da fibromialgia, das estratégias disponíveis e que resultados esperar pelos profissionais de saúde; acompanhamento psicológico, regulação do sono e prática de atividade física personalizada para cada pessoa de intensidade leve, pelo menos, duas vezes por semana (por exemplo, hidroterapia, yoga e pilates).


Márcia Andrade, Fisioterapeuta


8 visualizações