Buscar
  • fisioandreviegas

Ficámos todos mais surdos desde que usamos máscara?

Com certeza já repararam que desde que passámos a usar máscara, instrumento valioso e precioso na “luta” contra o COVID-19, passámos também todos a falar mais alto. Alguns de nós, já com problemas respiratórios, ficamos extenuados de cansaço, tal é o esforço diário!

Se considerarmos que colocámos um obstáculo a tapar a saída de som, este ajuste é mais do que normal e expectável. A máscara acaba por abafar a voz e nós, tentamos compensar a perda de intensidade vocal colocando esforço adicional no aparelho vocal para nos fazermos entender.


Mas o contrário também acontece pois, temos mais dificuldade em perceber o outro, não apenas por o som da voz chegar até nós mais baixo, mas por termos perdido grande parte de um elemento fundamental para a comunicação plena: a expressão/leitura facial.


Quando conversamos com alguém frente a frente, além da fala, a comunicação não verbal (expressão corporal e facial) é parte integrante e fundamental da mensagem (às vezes até a mensagem no seu todo!). Com o uso da máscara, perdemos uma grande parte visual da expressão, o que soma mais uma dificuldade à compreensão da mensagem.


Ou seja, não ganhámos um défice auditivo com o coronavírus, outros problemas podem surgir, mesmo quando queremos apenas proteger-nos contra o vírus, tais como a aquisição ou agravamento de patologias vocais.


Esteja atento a irritação na garganta, voz rouca ou mesmo perda de voz! Se estes sintomas persistirem mais de duas semanas deve consultar um especialista (terapeuta da fala ou médico otorrinolaringologista) para que a situação não se agrave.


Entretanto, há estratégias que podemos e devemos adotar para mantermos a nossa voz saudável:

• Beber bastante água;

• Dormir bem;

• Fazer uma boa alimentação;

• Evitar bebidas alcoólicas, bem como bebidas muito frias ou muito quentes;

• Evitar ambientes de fumo e ar condicionado;

• Falar calmamente, articulando bem os sons;

• Praticar desporto regularmente;




Liliana Costa, Terapeuta da Fala

38 visualizações