Buscar
  • fisioandreviegas

Pele casca de laranja? O que fazer?

A tão vulgarmente conhecida “pele casca de laranja” e mais tecnicamente fibroedema gelóide, não é mais do que a celulite ou aspeto celulítico, uma desordem estética da pele, que muitas mulheres dispensavam.

A celulite é uma condição na qual a pele apresenta maiores “depósitos” de gordura, dando-lhe um aspeto irregular. Quando se fala em celulite não existe um processo inflamatório associado como sugere o termo “ite”. A palavra “celulite” é utilizada de forma errada. FEG – fibro edema gelóide é uma das nomenclaturas mais comuns para a identificar de forma correta.


As causas muitas vezes, entre outros fatores, prendem-se com a alteração da microcirculação, na dificuldade em eliminar toxinas, função essa desempenhada maioritariamente pelo sistema linfático.

Embora possa afetar ambos os géneros, a celulite é muito comum nas mulheres - cerca de 80% apresenta algum grau de celulite. Esta tende a ser mais evidente nas nádegas e coxas, mas pode também ser visível no peito, abdómen inferior e nos braços.


A celulite é classificada em três graus: Grau 1: sem sintomas aparentes, Grau 2: a pele fica com certas ondulações, Grau 3: rugosidade e “furinhos” visíveis na pele. Alguns autores ainda definem um grau 4, havendo fibrose efetiva.


A prevenção da celulite passa por:

  • Uma dieta saudável, baixa em gordura, doces e sal e rica em fruta, vegetais, fibras e muita água;

  • Praticar regularmente exercício físico e manter um peso adequado;

  • Reduzir o stress e diminuir ou abolir os hábitos tabágicos;

  • Usar roupa confortável visto que a celulite pode agravar pelo uso de roupas muito apertadas;

  • Movimentar-se se trabalha muito sentada ou de pé, para melhorar a circulação e para que haja oxigenação dos tecidos, não favorecendo desta forma a deposição de gordura;

  • Evitar o uso de pilulas anticoncepcionais que podem agravar o quadro;

  • Realizar exercícios miolinfocinéticos - Desconstruindo a palavra, para a entender... Mio=músculos, linfo=sistema linfático e cinéticos=movimento. Exercícios miolinfocinéticos são exercícios que ativam o sistema linfático através do movimento muscular. Quando um músculo se contrai ele aperta o vaso linfático, coadjuvando a que este elimine mais eficazmente o excesso de líquidos e drene as toxinas do organismo. Assim, com este favorecimento de circulação de fluidos, previne-se que a celulite se instale com mais intensidade;

  • Usar bandas elásticas conhecidas como kinesiotape. Devido às suas características adesivas e elásticas e sendo aplicadas com uma pressão e forma específica, há como que uma massagem e tensão contínua na região a tratar. Assim, promove-se um aumento do espaço intersticial, aumento do fluxo sanguíneo e linfático, permitindo deste modo uma maior libertação de toxinas do organismo e o consequente não agravamento da celulite.

Ponha mãos à obra, seja mais saudável e aumente a sua auto estima!

Não deixe que o tempo seja seu inimigo, cuide de si!


Tatiana Assunção, Fisioterapeuta

76 visualizações