Buscar
  • fisioandreviegas

Pilates Pré e Pós Natal

Devido ao cenário recente de pandemia, a incerteza é uma constante na população de um modo geral. As grávidas e parturientes não são excepção. Por si só enfrentam uma nova fase de vida que implica inúmeras dúvidas, sendo estas agora ampliadas em grande escala pela época crítica que vivenciamos.

Assim, continuamos com as nossas mamãs, agora mais do que nunca, no sentido de lhes proporcionar algum exercício físico adaptado e seguro. Procuramos ainda esclarecer todas as suas dúvidas. Deste modo, pretendemos diminuir um pouco os efeitos de toda a carga hormonal e toda a negatividade que não deve existir nesta jornada tão especial que é a preparação para o nascimento.

O Pilates Clínico pré e pós-natal confere à gravida uma experiência mais positiva da gravidez, uma melhor preparação para o trabalho de parto, potenciando uma melhor e mais rápida recuperação pós-parto.

Mais especificamente, a prática de pilates clínico causa menos stress, depressão, ansiedade e insónia e promove menor incidência de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e dor pélvica. Para além disso, favorece uma maior adaptação fisiológica e emocional às alterações da gravidez. Permite um melhor controlo dos músculos mais activos/necessários nesta fase, promovendo menor incidência de parto instrumentalizado, evitando possíveis complicações posteriores. Nos pós-parto, permite uma menor incidência de diástase e incontinência. De um modo geral, previne a obesidade, mantém o alongamento e a flexibilidade muscular.

Para se juntarem a nós, basta seguir as indicações já dadas no nosso post anterior intitulado “Pilates Clínico Online”.

Despeço me com votos de que estejam todos bem, colocando me à disposição para esclarecer qualquer dúvida.


Tatiana Assunção, Fisioterapeuta

11 visualizações