Buscar
  • fisioandreviegas

Qual a importância de uma postura correta?

A postura (principalmente dos adolescentes) é uma das causas de procura de Fisioterapia. As pessoas sentem que não têm uma postura correta, ou que estão “corcundas”, ou que os filhos têm má postura.

Em primeiro lugar é importante referir que não existe uma postura correta e devidamente alinhada. Cada um de nós tem uma postura única que é influenciada por inúmeros factores como a genética, factores ambientais, profissão, hobbies, estados emocionais, patologias associadas, entre outras causas.


Podemos sim, trabalhar a nossa postura para melhorarmos o nosso alinhamento (quando nos sentimos desalinhados ou temos sintomas como dor, desconforto ou dormências).

E para melhorarmos o nosso alinhamento, não precisamos de estar sempre a alinhar e corrigir, o mais importante é variar as nossas posturas e evitar estar períodos prolongados na mesma posição.


Somos seres em movimento e necessitamos de trazer variedade de movimentos ao nosso corpo.

Mais do que alinhar a nossa postura, é importante variarmos a ativação muscular dos nossos músculos para que eles saibam reagir nas diferentes situações.

Identifique um amigo que precisa de se mexer mais.



Márcia Andrade, Fisioterapeuta

28 visualizações