Buscar
  • fisioandreviegas

Tem Dor no Maxilar? Range os Dentes?

Dor no maxilar? Dificuldade em abrir a boca? Dor na cara? Sente um estalinho ao abrir a boca? Range os dentes?

Se se revê em alguma destas questões este artigo é para si!

As alterações na articulação temporomandibular são muito frequentes, sendo consideradas um problema de saúde pública e uma das principais causas de dor crónica.

As investigações acerca da articulação temporomandibular (ATM), são relativamente recentes (década de 80) e têm sido alvo de especial atenção por parte dos Fisioterapeutas e dos Médicos Dentistas.


De uma forma simples, a ATM é a articulação que sentimos imediatamente à frente do ouvido ao abrir e fechar a boca.


Em média, esta articulação é solicitada 1500 a 2000 vezes por dia e hábitos como roer as unhas, morder a caneta, morder o lápis, morder o lábio, o uso continuado de pastilha elástica podem ser bastante prejudiciais porque aumentam bastante a solicitação desta articulação.


A prevalência de disfunções temporomandibulares ronda os 9 a 13% da população e já é considerado um problema de saúde pública, sendo uma das principais causas de dor crónica na face com repercussões significativas nas atividades de vida diária, sendo uma condição mais frequente no género feminino.


As disfunções temporomandibulares consistem num conjunto de patologias que afetam os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular e as estruturas relacionadas e estão frequentemente associadas a outros sintomas como dor de cabeça, dor cervical, dor no ouvido, dor nos dentes, bruxismo (movimento involuntário do maxilar inferior que pode traduzir-se no ranger dos dentes), mau contato entre os dentes, alterações posturais da cabeça e da cervical, ruído articular (estalinho ao abrir ou fechar a boca), entre outros.


As causas para as disfunções desta articulação são multifatoriais - stress, ansiedade, depressão, traumatismo, entre outras.


Tratando-se de um problema multifatorial, a abordagem neste tipo de utentes deve ser interdisciplinar e deve ter o contributo de vários profissionais de saúde como por exemplo , Médico Dentista, Cirurgião Maxilo-Facial, Fisioterapeuta, Psicólogo, Terapeuta da Fala.

Sempre que possível o tratamento deve ser conservador evitando intervenções mais invasivas como a cirurgia.


A Fisioterapia tem um papel importante na diminuição da dor, no aumento da amplitude e qualidade de movimento, no restabelecimento do equilíbrio muscular e na melhoria da postura.

         

                                                                                                    André Viegas, Fisioterapeuta

91 visualizações