Buscar
  • fisioandreviegas

Tem perdas de urina?

Qualquer que seja a sua idade a perda de urina não é normal.

  • Se perde urina quando tosse, espirra ou faz algum esforço não é normal.

  • Se perde urina quando está aflita para ir ao wc não é normal.

  • Se perde urina em qualquer outra situação não é normal.

Como principais causas das lesões do pavimento pélvico encontramos a gravidez e o parto. Mas também podemos encontrar cirurgias da próstata, uso inadequado do wc ou excesso de peso.


Incontinência Urinária é definida como perda involuntária de urina e pode ser classificada em 3 sub-tipos: incontinência urinária de esforço (IUE) como perda involuntária de urina em esforço, espirro ou tosse; incontinência urinária de urgência (IUU) como perda involuntária de urina associada ou imediatamente precedida de urgência miccional e incontinência urinária mista (IUM), como perda involuntária de urina associada a urgência e também a esforço, espirro ou tosse.


Os músculos do pavimento pélvico (MPP) são um dos muitos fatores que contribuem para o mecanismo de encerramento uretral e portanto, da continência e é o tecido alvo do fisioterapeuta que trabalha na incontinência urinária e outras disfunções do pavimento pélvico.


Então mas também há tratamento para os músculos de pavimento pélvico? O que pode acontecer com os músculos do meu pavimento pélvico?


Como qualquer outro músculo este conjunto de músculos pode ficar curto, alongado, com lesões/cicatrizes, rígidos ou com falta de força. Se tratamos os músculos da perna porque não tratar os músculos do pavimento pélvico?

As consequências da lesão destes músculos pode levar à perda de urina ou fezes, obstipação, dor na relação sexual, disfunção erétil, disfunção do orgasmo ou prolapsos de alguns órgãos internos.



Mariana Fonseca, Fisioterapeuta

41 visualizações