Tendinite da Pata de Ganso – O que Precisa Saber!

É atleta e tem dor ao toque na região interna do joelho? Esta dor aumenta subir/descer escadas ou quando se levanta de uma cadeira? Então este artigo é para si! A Fisioterapia pode ajudar!

Tendinite da Pata de Ganso é o nome dado a uma inflamação na inserção dos tendões de três grandes músculos: o Sartório, o Gracilis e o Semitendinoso. Tem este nome porque esta união é semelhante à pata de um ganso.

Os músculos da Pata de Ganso atuam em conjunto na flexão do joelho, tendo também influência na rotação interna da tíbia. São responsáveis por promover a estabilidade do joelho, resistindo a forças em valgo aplicadas sobre o mesmo.

Esta lesão tem maior incidência no mundo do Desporto, sendo mais comum no atletismo, em atletas corredores de longas distâncias, apesar de também se encontrar presente em muitas outras modalidades que envolvam corrida mudanças de direção.

Tendinite da Pata de Ganso pode ocorrer através de trauma direto (pancada), que provoque um stress do joelho em valgo, ou através de sobrecarga, encontrando-se intimamente relacionada com um vigoroso e repetitivo trabalho dos isquiotibiais, bem com um gesto técnico executado de forma incorreta.

Esta condição é mais frequente em indivíduos que apresentem joelho valgo ou pé plano, pelo facto de expor a articulação a maior stress mecânico. Desta forma, é também mais incidente em mulheres, devido à sua estrutura pélvica ser mais larga, provocando uma maior angulação ao nível do joelho, e em atletas com sobrepeso, pela carga que exercem sobre as estruturas.

O sintoma mais comum é dor na face interna do joelho, com sensibilidade à palpação da região, que por vezes pode produzir um ligeiro edema (inchaço). Caracteriza-se por uma dor matinal, com rigidez ao movimento por mais de 1 hora, e dor noturna, causando por vezes dificuldade a dormir, pelo que é necessário colocar uma almofada entre os joelhos para aliviar a sintomatologia.

Devido à relação anatómica entre os tendões da pata de ganso e o ligamento lateral interno do joelho, a dor produzida pode ter origem de respetiva lesão ligamentar.

As atividades do dia-a-dia mais afetadas são movimentos que envolvam a flexão/extensão do joelho, como levantar de uma cadeira ou subir/descer escadas.

Sabemos que esta condição não lhe permite estar a 100% na sua atividade desportiva. Queremos que saiba que não precisa de treinar com dor, na verdade pode agravar a situação. A Fisioterapia pode AJUDAR!

Os estudos referem que o tratamento adequado passa por corrigir as alterações posturais, nomeadamente corrigir joelho valgo e o pé plano. Enquanto Fisioterapeutas, queremos promover estabilidade do seu joelho e um bom equilíbrio muscular entre Adutores e Abdutores bem como entre o Quadricípite e os Isquiotibiais.

É igualmente importante manter um peso saudável.

Vamos preparar um plano de reabilitação adequado a si, à sua prática desportiva e direcionado ao retorno à sua modalidade, preparando as estruturas para o stress mecânico que advém da prática desportiva.

Agora o primeiro passo tem de ser seu…  Se é atleta e tem dor no joelhoagende a sua sessão.

Ana Carolina Oliveira, Fisioterapeuta