Iara Espírito Santo

Psicóloga

A Iara enveredou pela Psicologia Clínica, área pela qual desde cedo se apaixonou. Adora trabalhar com crianças, jovens e famílias, facto que a levou a ingressar num mestrado na área Sistémica e Familiar. Para ela, ajudar o outro é quase tão reconfortante como receber um abraço amigo e é isso que a motiva, todos os dias, a trabalhar e a aprender um pouco mais!

Sempre pronta para um bom desafio, em 2018, seguiu rumo a Madrid, numa das maiores aventuras da sua vida, o programa Erasmus+, no âmbito da sua formação em Psicologia. Conheceu pessoas de todo o mundo e um pouco do seu coração ficou para sempre nessa cidade!

A música faz parte da sua vida desde sempre e é nela que encontra a paz, a serenidade e a força que precisa para superar cada nova etapa da sua vida. Por isso, com 15 anos rumou, sem a família, para Coimbra, para estudar e com a ambição de alcançar um dos seus maiores sonhos: terminar o curso secundário de música, em piano, no Conservatório de Música de Coimbra. Em simultâneo, concluiu o ensino secundário, em Artes Visuais, na Escola Secundária Quinta das Flores! Quem disse que o mundo das artes não se poderia cruzar com a Psicologia? 

De sorriso fácil, mas sempre tímido, quase nem dá para acreditar que, nas suas horas vagas, dá umas aulas de piano e ainda abraça o mundo do espetáculo… por isso, se prestares atenção, talvez a encontres, por aí, a cantar num projeto musical! 

Nota Curricular

  • Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, na subárea de Psicoterapia Sistémica e Familiar, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2016 – 2021).
  • Técnica de Apoio à Vítima (TAV) – Formação de agentes qualificados/as que atuem no domínio da violência doméstica e/ou prevenção da vitimização ou revitimização desta, pela TeamGuaranteed (2022).
  • Estágio curricular e estágio profissional (Ordem dos Psicólogos Portugueses), na Delegação Centro da Associação para o Planeamento da Família (2020/2021; 2021/2022).