As nossas Especialidades

Diferentes especialidades
para diferentes objetivos

O nosso modelo

Desde a Avaliação ao Acompanhamento

O primeiro passo é uma consulta de avaliação onde trataremos de perceber o seu problema / necessidade. Nesse momento, definimos, consigo, o Plano de Intervenção. Queremos ainda que compreenda o que está a sentir e de que forma pode ativamente contribuir para minimizar/resolver o problema. A sua participação no processo de recuperação é essencial!

Contará com profissionais de saúde especialistas nas seguintes áreas:

Especialidades

Fisioterapia Musculo-esquelética
Fisioterapia na Saúde da Mulher
Fisioterapia Pediátrica
Fisioterapia Neurológica
Pilates Clínico
​Psicologia
Terapia Ocupacional
Terapia da Fala
Nutrição

A Fisioterapia Músculo-Esquelética tem como objetivo ajudar as pessoas a prevenir, gerir, reduzir ou eliminar a dor e sintomas associados através de um raciocínio clínico próprio e técnicas de avaliação/tratamento específicas, por exemplo, reeducação postural, diatermia, biofeedback eletromiográfico, ecografia, entre outras.

Condições musculo-esqueléticas

– prevenção e recuperação de lesões desportivas;
– Pré e pós cirúrgicos;
– Problemas da coluna vertebral;
-Lesões musculares (estiramentos, ruturas), ligamentares (estiramento, rutura) ou tendinosas (tendinite,tendinose);
– Disfunções temporo-mandibulares (dor facial).

A Fisioterapia na Saúde da Mulher tem como objetivo abordar as questões relacionadas com a saúde sexual, uro-ginecológica, gravidez e pós-parto, pós-cirúrgicos e mesmo em alterações decorrentes da menopausa.

Descarregue gratuitamente, um E-book onde os nossos profissionais lhe explicam as questões e receios mais frequentes na gravidez, clicando aqui

Condições Uroginecológicas – Disfunções do pavimento pélvico: incontinência urinária e fecal feminina e nas crianças, disfunções sexuais (orgasmia, dispareunia/ vaginismo/ vulvodínia), dor pélvica, prolapsos, entre outras.

Condições Pós-cirúrgicas – mastectomia (remoção de tecido mamário, com ou sem esvaziamento ganglionar), mamoplastia de aumento (implantes mamários), histerectomia (remoção do útero), prolapsos vaginais e retais, cesarianas, entre outras.

Condições músculo-esqueléticas durante a gravidez, pós-parto e menopausa.

A Fisioterapia Pediátrica acompanha as diferentes etapas do desenvolvimento, desde o recém-nascido, até à sua juventude, na prevenção e tratamento de condições músculo-esqueléticas, neurológicas e respiratórias. Uma intervenção focada não só na criança mas no seu seio familiar, nos seus cuidadores e na adaptação do seu meio ambiente.

Condições musculo-esqueléticas – Displasia da anca; Torcicolo congénito; Escoliose

Condições neurológicas – Paralisia Cerebral

Condições Respiratórias – bronquiolite, infeções respiratórias, atelectasia, asma, fibrose quística, condições pós-cirúrgicas, doenças neuromusculares, paralisia cerebral entre outras. Os objetivos da intervenção são melhorar a respiração, desobstruir as vias aéreas, mobilizando e eliminando as secreções, garantindo conforto e condições para participar nas atividades da vida diária.

A Fisioterapia Neurológica acompanha a pessoa com lesão neurológica possibilitando a integração do conhecimento e da compreensão do papel do Sistema Nervoso no controlo do movimento humano para proporcionar a melhor qualidade de vida e funcionalidade possível.

Condições neurológicas – Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doença de Parkinson, entre outras.

O Pilates Clínico é uma modalidade de exercício e, como tal, apresenta benefícios na melhoria do movimento e da postura, no reforço muscular, equilíbrio e confiança para o movimento, gestão da dor e prevenção e tratamento de várias lesões, numa melhoria da saúde mental, redução dos estados de depressão e ansiedade, melhoria da sensação de fadiga e aumento da energia.

​Descarregue gratuitamente uma vídeo aula onde pode experimentar uma aula de Pilates, clicando aqui.

Embora baseado nos mesmos princípios do Pilates Tradicional, o Pilates Clínico Matwork modificou e adaptou os exercícios originais para que para que pessoas sem preparação física, com condições clínicas específicas ou com limitações ou dor, ou para quem os exercícios originais eram inaplicáveis, pudessem praticar.

O Pilates Clínico pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer idade. Destacamos pessoas com dor lombar ou dor cervical, grávidas e pós-parto, crianças, atletas, idosos como alguns dos grupos nos quais o Pilates Clínico é aconselhado.

Regimes disponíveis:

  • Grupo presencial ou online
  • Individual presencial ou online
  • Temos ainda turmas exclusivas para grávidas e pós parto

A psicologia dedica-se ao estudo do comportamento humano e dos processos que lhe estão subjacentes: os pensamentos, as emoções, os significados, as motivações, as necessidades, os desejos, as sensações, os impulsos. Há toda uma vida interior por trás de um só comportamento observável. É essa vida interior que explica a forma como cada pessoa percebe e interpreta a realidade em que vive, como se relaciona consigo e com os outros e como organiza a sua vida.

A psicologia visa colocar os seus conhecimentos a favor das pessoas, contribuindo para que se sintam melhores, mais felizes, mais capazes e mais resilientes.

Consulta psicológica de crianças, jovens e adultos – Sintomas de depressão, tristeza, ansiedade, irritabilidade, pânico e agressividade; Dificuldades de relacionamento interpessoal; Dificuldades de concentração; Dificuldades de aprendizagem; Perturbações do sono; Perturbações de comportamento; Perturbações do comportamento alimentar.

Consulta de aconselhamento parental – O Aconselhamento Parental é uma área que pretende orientar os pais na desafiante tarefa de educar os seus filhos, procurando fornecer estratégias e metodologias facilitadoras da tarefa educativa de forma eficaz, significativa e harmoniosa..

Intervenção no luto

Consulta de sexologia clínica e de aconselhamento conjugal – Nesta consulta é possível realizar o diagnóstico e tratamento de dificuldades e disfunções sexuais femininas e masculinas, individuais ou de casal, disponibiliza aconselhamento perante problemas relacionais e sexuais e apoio na adaptação à vivência da sexualidade em diferentes fases de vida.
– Problemas relacionais/conjugais associados à esfera sexual; Dúvidas relacionadas com a sexualidade; Falta de desejo sexual; Dificuldades eréteis; Dificuldades da excitação sexual feminina; Ejaculação prematura; Dificuldades do orgasmo; Dor durante as relações sexuais; Vaginismo; Insatisfação Sexual; Problemas relacionados com a orientação sexual; Aconselhamento sexual na adolescência.

A Terapia Ocupacional visa a avaliação, habilitação e a reabilitação de pessoas em qualquer fase da vida, que por razões diversas apresentem dificuldades temporárias ou permanentes em realizar as suas ocupações.

As ocupações incluem atividades da vida diária como a higiene, alimentação e gestão doméstica, o brincar (no caso das crianças), as atividades produtivas, como o trabalho ou o estudo, e atividades de lazer.

O Terapeuta Ocupacional intervém quando algum fator (físico, mental, ambiental, etc.) nos impede de desempenhar e de nos envolver satisfatoriamente nas nossas ocupações. Ou seja, pode intervir em casos de disfunções físicas, cognitivas e psicossociais de forma a minimizá-las e a potenciar as competências no indivíduo, promovendo novamente a sua participação nas suas ocupações significativas, sempre com vista à máxima independência e autonomia.

A Terapia da Fala é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e patologias associadas, incluindo a deglutição, desde a neonatologia à geriatria.

Recém nascidos – alimentação e comunicação ao bebé recém-nascido e aos seus pais.

Crianças em idade pré-escolar – promoção das competências linguísticas, vocais, de motricidade orofacial e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações.

Crianças e jovens com idade escolar – perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.

Idade adulta – perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição (por AVC, Traumatismo Craneano …). Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais.

Uma alimentação adequada e saudável é o pilar para o nosso bem-estar físico e mental.

O nutricionista tem um papel cada vez mais importante, quer na reeducação alimentar para promoção da saúde, através da transmissão de conhecimentos e aconselhamento, quer na prevenção da progressão de diversas patologias e na eficácia do tratamento.

  • Nutrição clínica – pessoas com as mais variadas patologias (diabetes tipo 1 e 2, hipertensão arterial, alzheimer, AVC, obesidade, intolerâncias/alergias alimentares, oncologia…);
  • Nutrição desportiva;
  • Nutrição estética;
  • Nutrição para os diferentes ciclos de vida – gravidez e amamentação, lactentes, infância, adolescência, idade adulta, pessoa idosa;
  • Elaboração de ementas;
  • Nutritional personal shopper;
Profissionais experientes à sua disposição

Conheça a equipa

Contamos na nossa equipa com profissionais de saúde com formação altamente diferenciada e em constante aprendizagem e formação para ser possível proporcionar um serviço inovador e assente na evidência científica mais recente.

Acompanhe a Fisio André Viegas nas Redes Sociais e subscreva a newsletter

Mantenha-se atualizado sobre a sua Saúde