
O primeiro passo é uma consulta de avaliação onde trataremos de perceber o seu problema / necessidade. Nesse momento, definimos, consigo, o Plano de Intervenção. Queremos ainda que compreenda o que está a sentir e de que forma pode ativamente contribuir para minimizar/resolver o problema. A sua participação no processo de recuperação é essencial!
Contará com profissionais de saúde especialistas nas seguintes áreas:
![]()
A Fisioterapia Músculo-Esquelética tem como objetivo ajudar as pessoas a prevenir, gerir, reduzir ou eliminar a dor e sintomas associados através de um raciocínio clínico próprio e técnicas de avaliação/tratamento específicas, por exemplo, reeducação postural, diatermia, biofeedback eletromiográfico, ecografia, entre outras.
Condições musculo-esqueléticas
– prevenção e recuperação de lesões desportivas;
– Pré e pós cirúrgicos;
– Problemas da coluna vertebral;
-Lesões musculares (estiramentos, ruturas), ligamentares (estiramento, rutura) ou tendinosas (tendinite,tendinose);
– Disfunções temporo-mandibulares (dor facial).
![]()
A fisioterapia desportiva atua na prevenção e reabilitação de lesões associadas ao desporto. Permite potenciar a performance desportiva melhorando a condição física e aspetos específicos do treino.
Por outro lado, tem o objetivo de educar e promover estilos de vida saudáveis a atletas e não-atletas independentemente da idade, género e nível competitivo.
![]()
A Fisioterapia na Saúde da Mulher tem como objetivo abordar as questões relacionadas com a saúde sexual, uro-ginecológica, gravidez e pós-parto, pós-cirúrgicos e mesmo em alterações decorrentes da menopausa.
Descarregue gratuitamente, um E-book onde os nossos profissionais lhe explicam as questões e receios mais frequentes na gravidez, clicando aqui
Condições Uroginecológicas – Disfunções do pavimento pélvico: incontinência urinária e fecal feminina e nas crianças, disfunções sexuais (orgasmia, dispareunia/ vaginismo/ vulvodínia), dor pélvica, prolapsos, entre outras.
Condições Pós-cirúrgicas – mastectomia (remoção de tecido mamário, com ou sem esvaziamento ganglionar), mamoplastia de aumento (implantes mamários), histerectomia (remoção do útero), prolapsos vaginais e retais, cesarianas, entre outras.
Condições músculo-esqueléticas durante a gravidez, pós-parto e menopausa.
![]()
A Fisioterapia Pediátrica acompanha as diferentes etapas do desenvolvimento, desde o recém-nascido, até à sua juventude, na prevenção e tratamento de condições músculo-esqueléticas, neurológicas e respiratórias. Uma intervenção focada não só na criança mas no seu seio familiar, nos seus cuidadores e na adaptação do seu meio ambiente.
Condições musculo-esqueléticas – Displasia da anca; Torcicolo congénito; Escoliose
Condições neurológicas – Paralisia Cerebral
Condições Respiratórias – bronquiolite, infeções respiratórias, atelectasia, asma, fibrose quística, condições pós-cirúrgicas, doenças neuromusculares, paralisia cerebral entre outras. Os objetivos da intervenção são melhorar a respiração, desobstruir as vias aéreas, mobilizando e eliminando as secreções, garantindo conforto e condições para participar nas atividades da vida diária.
![]()
A Fisioterapia Neurológica acompanha a pessoa com lesão neurológica possibilitando a integração do conhecimento e da compreensão do papel do Sistema Nervoso no controlo do movimento humano para proporcionar a melhor qualidade de vida e funcionalidade possível.
Condições neurológicas – Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doença de Parkinson, entre outras.
![]()
A psicologia dedica-se ao estudo do comportamento humano e dos processos que lhe estão subjacentes: os pensamentos, as emoções, os significados, as motivações, as necessidades, os desejos, as sensações, os impulsos. Há toda uma vida interior por trás de um só comportamento observável. É essa vida interior que explica a forma como cada pessoa percebe e interpreta a realidade em que vive, como se relaciona consigo e com os outros e como organiza a sua vida.
A psicologia visa colocar os seus conhecimentos a favor das pessoas, contribuindo para que se sintam melhores, mais felizes, mais capazes e mais resilientes.
Consulta psicológica de crianças, jovens e adultos – Sintomas de depressão, tristeza, ansiedade, irritabilidade, pânico e agressividade; Dificuldades de relacionamento interpessoal; Dificuldades de concentração; Dificuldades de aprendizagem; Perturbações do sono; Perturbações de comportamento; Perturbações do comportamento alimentar.
Consulta de aconselhamento parental – O Aconselhamento Parental é uma área que pretende orientar os pais na desafiante tarefa de educar os seus filhos, procurando fornecer estratégias e metodologias facilitadoras da tarefa educativa de forma eficaz, significativa e harmoniosa..
Intervenção no luto
Consulta de sexologia clínica e de aconselhamento conjugal – Nesta consulta é possível realizar o diagnóstico e tratamento de dificuldades e disfunções sexuais femininas e masculinas, individuais ou de casal, disponibiliza aconselhamento perante problemas relacionais e sexuais e apoio na adaptação à vivência da sexualidade em diferentes fases de vida.
– Problemas relacionais/conjugais associados à esfera sexual; Dúvidas relacionadas com a sexualidade; Falta de desejo sexual; Dificuldades eréteis; Dificuldades da excitação sexual feminina; Ejaculação prematura; Dificuldades do orgasmo; Dor durante as relações sexuais; Vaginismo; Insatisfação Sexual; Problemas relacionados com a orientação sexual; Aconselhamento sexual na adolescência.
![]()
As consultas de Terapia Sexual e Conjugal oferecem um espaço seguro, confidencial e sem julgamentos para compreender e transformar dificuldades relacionadas com a intimidade, a sexualidade e a relação de casal.
O principal objetivo é promover o bem-estar emocional, melhorar a comunicação e aumentar a satisfação afetiva e sexual, respeitando a história, os valores e o momento de vida de cada pessoa ou casal.
Em que situações pode ajudar
A Terapia Sexual e Conjugal pode ser indicada em situações como:
O trabalho terapêutico centra-se na forma como cada pessoa se relaciona consigo própria e com o outro, favorecendo padrões mais saudáveis de proximidade, respeito e partilha.
Como decorrem as consultas
As sessões podem ser individuais ou em casal, consoante as necessidades e a fase da relação. São definidas metas claras e um plano de intervenção ajustado, que pode incluir:
Resultados esperados
A Terapia Sexual e Conjugal procura aumentar a compreensão mútua, fortalecer o vínculo e melhorar a vivência da sexualidade. Mais do que resolver dificuldades pontuais, pretende desenvolver competências que ajudem o casal a lidar com futuras mudanças de forma mais consciente, segura e colaborativa.
![]()
As consultas de Terapia de Casal são direcionadas ao “Nós” do casal e têm como objetivo trabalhar as dificuldades vividas na relação, num espaço seguro, neutro e confidencial.
Aqui, ambos os elementos do casal têm a oportunidade de se expressar, escutar e ajustar as dinâmicas e padrões de funcionamento que estão a gerar mal-estar ou sofrimento na relação.
Para quem é indicada
A Terapia de Casal é indicada para casais que:
Principais motivos de procura
Entre os temas mais frequentes trabalhados em Terapia de Casal destacam-se:
Como decorrem as consultas
A Terapia de Casal requer, idealmente, a participação dos dois elementos, com envolvimento e motivação para o processo.
As primeiras sessões são dedicadas à avaliação, definição de objetivos e construção de um plano de intervenção ajustado ao casal. Sempre que faça sentido, podem ser integradas sessões individuais ou familiares, com o consentimento de ambos.
Resultados esperados
A Terapia de Casal visa melhorar a comunicação, promover soluções conjuntas e fortalecer o vínculo afetivo, a intimidade e a cooperação, permitindo uma maior satisfação e segurança na relação.
![]()
As consultas de Terapia Familiar destinam-se a famílias que sentem que as dificuldades vividas — por um ou vários elementos — estão a interferir negativamente nas dinâmicas familiares, gerando tensão e sofrimento.
São um espaço seguro e neutro, onde cada elemento pode expressar-se e ser escutado, com o objetivo de restaurar o equilíbrio familiar e promover relações mais saudáveis.
Em que situações é indicada
A Terapia Familiar pode ser procurada em situações como:
Como decorrem as consultas
As sessões envolvem os elementos da família diretamente relacionados com as dificuldades apresentadas.
As primeiras consultas são dedicadas à avaliação, definição de objetivos e elaboração de um plano de intervenção adaptado à família. Sempre que necessário, podem ser incluídas sessões individuais ou com outros membros, respeitando sempre os limites éticos e a confidencialidade.
Resultados esperados
A Terapia Familiar procura transformar a forma como a família compreende e lida com as suas dificuldades, promovendo uma dinâmica mais cooperativa, empática e segura, e criando bases para mudanças positivas e sustentadas ao longo do tempo.
![]()
A Osteopatia é uma abordagem terapêutica manual centrada na avaliação, tratamento e prevenção de disfunções do corpo humano, assente num raciocínio clínico rigoroso e em técnicas manuais específicas.
Parte de uma visão global do utente, considerando o corpo como um sistema integrado, onde estrutura e função estão intimamente relacionadas. O foco da intervenção não é apenas o alívio dos sintomas, mas a identificação da causa do problema, promovendo o equilíbrio do organismo e a sua capacidade natural de autorregulação.
Na prática clínica, a Osteopatia é frequentemente integrada com outras abordagens terapêuticas, potenciando os resultados e proporcionando um acompanhamento mais completo e personalizado.
Condições tratadas em Osteopatia
A Osteopatia pode ser indicada em diversas situações, nomeadamente:
Dores músculo-esqueléticas
Disfunções viscerais
Regulação do sistema nervoso
Saúde preventiva
![]()
O Pilates Clínico é uma modalidade de exercício terapêutico orientada para a melhoria do movimento e da postura, reforço muscular, equilíbrio e confiança no movimento. Contribui de forma eficaz para a gestão da dor, prevenção e tratamento de várias lesões, bem como para a melhoria da saúde mental, ajudando a reduzir estados de ansiedade e depressão, a diminuir a sensação de fadiga e a aumentar os níveis de energia.
Na Fisio André Viegas, dispomos de Pilates de solo (Matwork) e Pilates com máquinas, permitindo uma abordagem mais completa, segura e adaptada às necessidades de cada pessoa.
Baseado nos princípios do Pilates tradicional, o Pilates Clínico de solo adapta os exercícios para que possam ser realizados por pessoas sem preparação física, com dor, limitações funcionais ou condições clínicas específicas.
Os exercícios são ajustados para respeitar a condição de cada utente, promovendo um movimento mais eficiente, controlado e sem dor.
Descarregue gratuitamente uma vídeo aula onde pode experimentar uma aula de Pilates, clicando aqui.
O Pilates Clínico com máquinas utiliza equipamentos específicos como o Reformer, Cadillac, Split Pedal Chair ou Arc Barrel, que recorrem a sistemas de molas para criar resistência ajustável. Esta característica permite adaptar os exercícios de forma precisa, tornando-os mais acessíveis em fases iniciais de reabilitação ou mais desafiantes à medida que a condição física evolui.
O uso das máquinas facilita o controlo do movimento, melhora a consciência corporal e permite trabalhar força, mobilidade e estabilidade de forma progressiva e segura, sempre com supervisão de um Fisioterapeuta.
O Pilates Clínico pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condição física. É especialmente aconselhado para:
Regimes disponíveis:
![]()
O exercício é a modalidade de intervenção que reúne maior consenso em termos de evidência científica para a grande maiores das doenças e lesões. Seja em doenças cardiovasculares, respiratórias ou do foro ortopédico o exercício clínico apresenta inúmeros benefícios, entre os quais, podemos destacar, melhorias da dor, da força, da flexibilidade, do equilíbrio, da coordenação e da condição cardiovascular, mas também melhorias na saúde mental.
O exercício clínico tenciona responder às necessidades individuais de cada um e pode ser feito de forma isolada ou como complemento ao acompanhamento em Fisioterapia.
Regimes disponíveis:
![]()
A Terapia da Fala é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e patologias associadas, incluindo a deglutição, desde a neonatologia à geriatria.
Recém nascidos – alimentação e comunicação ao bebé recém-nascido e aos seus pais.
Crianças em idade pré-escolar – promoção das competências linguísticas, vocais, de motricidade orofacial e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações.
Crianças e jovens com idade escolar – perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.
Idade adulta – perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição (por AVC, Traumatismo Craneano …). Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais.
![]()
A Medicina Física e de Reabilitação, é a especialidade médica que tem como principal objetivo a otimização da funcionalidade, da participação social e da qualidade de vida de indivíduos que sofreram lesões das quais resultaram incapacidades.
É a especialidade adequada para:
![]()
A medicina geral e familiar é a especialidade médica que se dedica ao seguimento ao longo da vida, da saúde de indivíduos de todos os escalões etários.
Os médicos de família têm uma relação de proximidade e um conhecimento detalhado da saúde das pessoas que assistem e, assim, um papel fundamental na promoção da saúde e a prevenção de doenças. É por isso uma das especialidades com maior responsabilidade pelos cuidados de saúde primários.
É a especialidade adequada para:
Contamos na nossa equipa com profissionais de saúde com formação altamente diferenciada e em constante aprendizagem e formação para ser possível proporcionar um serviço inovador e assente na evidência científica mais recente.